Hebert entropia

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Ninguém sabe o que é Energia!!!

 


            Todos os dias muitas informações sobre energia são divulgadas em diferentes contextos; os jornais noticiam guerras por causa de petróleo, alguns políticos são acusados de mal administradores quando o preço da gasolina (energia química) sobe, outros são presos quando há descoberta de corrupção na PETROBRAS (Uma empresa nacional com importância mundial), pagamos todo mês a conta de “luz”(energia elétrica), celulares com baterias (energia química) mais avançadas (capazes de consumir menos energia em um período maior de tempo) são lançadas no mercado, a cada dia novas dietas milagrosas prometem reduzir peso em pouco tempo através de um controle energético, balanceando calorias (unidade de medida de energia) e exercícios (energia mecânica), ameaças entre presidentes de grandes potências globais, como EUA e China, fazem com que a população mundial se estremeça com medo de guerras Nucleares (energia nuclear), os ambientalistas rezam pedindo placas de Energia Fotovoltaica que nada mais são conversores de Luz (Energia Radiante) em eletricidade (energia elétrica)...

            Eu poderia ficar a minha vida inteira escrevendo sobre todas as implicações da energia em nossas vidas, para isso eu teria que desprender muita energia, pois a cada tecla que digito, estou utilizando de uma série de energias: a minha própria, que consegui de alimentos e transformei em energia cinética ao dar velocidade ao meu dedo, a do teclado que passa uma informação através do fio para o meu PC que está ligado na tomada 110 Volts e transformando esta energia em luz, som e códigos binários. Então, deixando de ser prolixo e tentar achar os tipos de energia que estão se transformando umas nas outras neste exato momento, vou me ater a explicar o que é “esta coisa” chamada energia!

            O que é energia? Ela tem cor, cheiro, gosto, aparência, tamanho, forma ou qualquer característica que nos mostre sua cara? Pior, que não!

            Este é um fato realmente intrigante! Apesar de tudo possuir energia, de precisarmos dela para viver, para bombear sangue do nosso coração para o resto do nosso corpo, para nos locomovermos, para enxergarmos, para procriarmos, para fazermos construções, para evoluirmos enquanto sociedade, ninguém sabe quem é ela!

            O máximo que conseguimos fazer é perceber a sua existência, utilizá-la, até de maneira controlada, conseguimos transformar um tipo de energia em outra, ou seja, conseguimos cataloga-la em tipos de manifestações, conseguimos encapsulá-la em uma bateria, ou em um litro de gasolina, ou em uma barra de chocolate, conseguimos transformá-la de eletricidade para temperatura e tomarmos um banho quentinho, conseguimos transportá-la de cidade em cidade, de uma usina hidrelétrica até a casa de quase todos os cidadãos!

            Outra coisa intrigante quanto ao conhecimento que temos sobre energia é que percebemos uma lei em sua existência e esta lei não permite que a criemos ou a destruamos, talvez se não existisse esta limitação, não teríamos tantos problemas de escassez (falta) de alimentos, combustíveis e não destruiríamos tanto o Planeta Terra. Porém esta Lei existe e não há como lutar contra ela, o máximo que conseguimos é utilizá-la a nosso favor, pois ela, apesar deste limite, permite que a energia se transforme!

            E como percebemos esta transformação?

            A resposta é: através do movimento! Esta é a melhor definição de energia, sabemos que ela existe por proporcionar movimento! Se um corpo está se movendo ou possui, pelo menos, a capacidade de se mover, é porque possui energia!

            Apesar de não conhecermos a cara da energia, conseguimos perceber suas manifestações em seus diversos tipos, e com isso, podemos doar a energia que temos e conseguir a que queremos! Mas vou deixar estas transformações para outra hora... Assistam ao vídeo que acompanha este texto que apesar de continuarem sem saber ao certo o que é energia vão aprender a compreende-la melhor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário