Hebert entropia

quinta-feira, 20 de março de 2014

Saturno atrás da Lua

Hoje, 20/03/14, às 22h30 saturno se alinhou com a Lua!
Aquela estrela que fica próxima da Lua, na verdade, não é um estrela, mas, um planeta, Saturno!

Isso deve
A cada dois anos, Saturno se alinha com a Terra e a Lua, ficando escondido!
 Isso deve ter sido inspiração para um monte de lendas sobre sexo entre os deuses rs

Olha que lindo!

Essas são as imagens, em tempo real, do app google sky maps.

Essa é a imagem, no céu de SP:


Como diferenciar estrelas de planetas a olho nú:
Estrelas têm o brilho pulsante,

planetas, têm o brilho constante!
 ___________________________________________________________________________









sexta-feira, 7 de março de 2014

Diógenes, Alexandre e o Sol


Diógenes o cínico, de Sínope, pupilo de Sócrates, foi um grande sábio que escolheu viver como mendigo nas ruas de Atenas, morava em um barril e desprezava o apego material e a hipocrisia da sociedade. Teve como objetivo de vida desbancar as instituições e valores sociais do que ele via como uma sociedade corrupta.
Andava aos trapos, rodeado de cachorros e a única coisa que tinha era uma lamparina que carregava acesa pelas ruas procurarando, pelo menos, um homem de verdade, um que vivesse por si mesmo, que não fosse apenas membro de um rebanho.
*Quantos de nós seríamos reconhecidos como homens de verdade, Heim?
Diógenes quando questionado sobre sua naturalidade, se havia ou não nascido em Atenas, respondia simplesmente que era “uma criatura natural do cosmos, e não de uma cidade nem de um estado”. Por desprezar praticamente tudo o que considerava mundano, fazia da pobreza extrema uma virtude.
Sendo ele conhecido, também, como o cão, pela forma como vivia, Diógenes acreditava que os humanos viviam artificialmente de maneira hipócrita e poderiam ter proveito ao estudar o cão. Este animal é capaz de realizar as suas funções corporais naturais em público sem constrangimento, comerá qualquer coisa, e não fará estardalhaço sobre em que lugar dormir. Os cães, como qualquer animal, vivem o presente sem ansiedade e não possuem as pretensões da filosofia abstrata. Somando-se ainda a estas virtudes, estes animais aprendem instintivamente quem é amigo e quem é inimigo. Diferentemente dos humanos, que enganam e são enganados uns pelos outros, os cães reagem com honestidade frente à verdade.
Diógenes sempre buscou a autossuficiência: uma vida que fosse natural e não dependesse das luxúrias da civilização. Foi o exemplo vivo que perpetuou a indiferença cínica perante os valores da sociedade da qual fazia parte e desprezava a opinião pública.
Com uma vida totalmente contrária à de Diógenes, Alexandre III da Macedônia, dito o grande ou Magno, foi um príncipe e rei da Macedônia. O mais célebre conquistador do mundo antigo. A sua carreira é sobejamente conhecida: conquistou um império que era o maior e mais rico que já tinha existido.
Após triunfar sobre os gregos e entrar em Atenas como conquistador, ali soube da existência daquele considerado um verdadeiro sábio pelos atenienses, o mais sábio dentre os homens: Diógenes de Sínope.
Escutou que Diógenes morava num barril, nas proximidades de um porto, diziam. Alexandre, sabendo da enigmática busca empreendida por aquele estranho sábio, apressou-se em procurá-lo. Encontrando Diógenes sentado no chão ao lado de seu barril, tomando sol, o imperador, extasiado, apressou-se em lhe dizer: “Sou Alexandre, aquele que conquistou todas as terras. Peça-me o que quiser que eu lhe darei. Palácios, terras, honrarias, escravos ou tesouros jamais vistos. O que você quer, ó Sábio?”. Diógenes, levantou os olhos e respondeu: “Senhor, apenas não tire de mim o que não pode me dar”.
Percebendo que se posicionara entre Diógenes e o sol, Alexandre, perplexo ante a profundidade do que havia escutado, se retirou daquele lugar, deixando também a Capital grega, para nunca mais voltar.

Alexandre, o Grande, é considerado o maior conquistador da história. Diógenes, por sua vez, é considerado o maior entre os filósofos Cínicos.

quarta-feira, 5 de março de 2014

A idade do universo

Universo em Expansão (Big Bang)

"corpos em movimento
o universo em expansão
e  aquele sentimento
que era tão pequeno
não acaba mais"
ENGHAW

Em 1929 o astônomo americano Hubble descobriu que as nebulosas eram, na verdade, galáxias fora da Via Láctea, e que as galáxias estão se afastando umas da outras. 
O fato das galáxias se afastarem, significa que já estiveram próximas no passado, confirmando a teoria de que tudo estava junto no início, até a grande explosão, no começo dos tempos, o Big bang.
Gênesis 1
1 No começo deus criou os céus e a terra. 
2 A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente 
e estava coberta por um mar profundo. 
A escuridão cobra o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água. 
3 Então deus disse: - Que haja luz!  E a luz começou a existir. 
4 Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão. 
5 Deus pôs o nome da lus de "dia" e na escuridão pôs o nome de "noite". 
A noite passou e veio a manhã. esse foi o primeiro dia.

EFEITO DOPPLER ( redshift)

Quando olhamos uma galáxia se afastar, acontece, na luz que chega até nós, um fenômeno chamado efeito Doppler, deixando a luz vermelha (redshift).

O efeito Doppler é facilmente percebido em ondas sonoras, quando, por exemplo, uma ambulância se afasta de nós e percebemos sua sirene com um som diferente, conseguimos até perceber que a ambulância se afasta apenas ouvindo seu som com o efeito Doppler.



Lei de Hubble

Com o efeito Doppler da luz das galáxias que se afastam da nossa Galáxia, é possível calcular a velocidade com que elas estão se afastando. Sabendo a velocidade e a distância, é fácil calcular o tempo em que as galáxias estiveram juntas, ou seja, podemos calcular a idade do universo.
Calculando, então, as velocidade de afastamento das galáxias, Hubble percebeu um padrão, “quanto maior é a distância de uma galáxia, maior é sua velocidade de afastamento” (Lei de Hubble)
Matematicamente podemos escrever esta lei de Hubble da seguinte maneira:
V = H.d
Onde “V” é a velocidade da galáxia, “d” é a distância da galáxia e “H” é a constante de proporcionalidade, que ficou conhecida como constante de Hubble.

Cálculo da idade do universo 

Qualquer idiota sabe que para calcular a velocidade dum bagulho, dividimos o espaço que ele andou pelo tempo gasto na trajetória, ou seja:   

  como a lei de Hubble diz que:     V = H.d ;        então:

  Olhando essa equação, vemos que os d`s se cancelam e isolando T, temos:



Agora é só substituir o valor de H e calcular T, a idade do universo.
Vou usar o valor mais atual de H, calculado pela Nasa com dados do telescópio Hubble, o primeiro telescópio espacial, posto em órbita em 1990, para estudar o espaço sem as distorções da atmosfera.
Observe que Hubble já havia calculado a idade do universo em 1929, porém com o telescópio espacial feito em sua homenagem, os cálculos ficam mais precisos.
Olhando a publicação da Nasa, http://www.nasa.gov/mission_pages/spitzer/news/spitzer20121003.html, achamos o valor de H.

H = 74,3 Km/s.Mpc; essas unidades de medidas são umas merdas,  mas são as mais comuns em astronomia,  traduzindo, temos: 




O UNIVERSO TEM APROXIMADAMENTE 12,8 BILHÕES DE ANOS!

segunda-feira, 3 de março de 2014

Sodoma e Gomorra, as cidades do pecado

Transando com anjos

Deus mandou 2 anjos à Sodoma, cidade do pecado, para verificar se a cidade merecia mesmo ser destruída.
Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.  Gênesis 18:31-32
Os anjos foram à casa de Ló, e os "homens" de Sodoma foram atrás e quiseram “conhecer” os anjos (enrabar, comer, traçar, passar o ferro, sentar a madeira,...). Ló, para protegê-los, lhes ofereceu suas filhas virgens. Eles não as quiseram, quiseram os anjos e, por fim, ficaram irritadas e quiseram traçar Ló, também (tá parecendo a Frei Caneca).
Gênesis 19
5E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
7E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
8Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado. 

* Anjos andavam por aí, assim dando sopa?
** Que espécie de gay iria querer transar com esses anjos?
*** A solução de ló é oferecer as filhas virgens a um bando de homens? 

Os anjos cegaram, então, os baitolas e decidiram que as cidades Sodoma e Gomorra teriam mesmo que serem destruídas.
24Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
25E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
26E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

"Hoje o céu está pesado, vem chegando o temporal
Nuvens negras do passado, delirante flor do mal
Cometemos o pecado de não saber perdoar
Sempre olhando para o mesmo lado feito estátuas de sal"
Depois de nós - Eng,Haw
**** Qual será o real significado da mulher olhando para trás e sendo castigada?
A mulher ficou interessada, a ponto de morrer, olhando para uma cidade onde Deus tacou fogo por não ter encontrado nem 10 pessoas que prestassem e onde ofereceram suas duas filhas virgens para que não estuprassem anjos. 
Espero que seja muito apego material ou alguma metáfora de como não devemos ficar olhando pro passado... Ou isso ou ela era uma piranha e Ló, demasiadamente corno!


 Incesto
Genesis 19 
30E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.
31Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;
32Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
33E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
34E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
35E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
36E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.
37E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje.
38E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.

Mano! Que tipo de gente era essa? As meninas, depois de fugir de uma cidade onde comiam anjos e tentaram comer seu pai e que Deus teve que queimar todo mundo, inclusive sua mãe que ficou olhando o(s) amante(s) que deixou pra trás, embebedaram o pai e, as duas, transaram e tiveram filhos com ele! Tudo isso numa caverna... E a bíblia ainda absolve Ló, dizendo que ele não se lembra de nada por causa da bebedeira de vinho! Estranho o vinho ter tirado toda a consciência e memória deixando apenas a virilidade do velho! 
#machismo
E tudo isso, de acordo com os cientistas, há cerca de 5 mil anos atrás. E ainda dizem que a juventude está perdida e nos dias atuais não existe mais respeito à família, à moral e aos bons costumes...Ahan! Antes era maior legal!  
#hipocrisia 

Aí Deus acabou com Sonoma e Gomorra, salvando 3 pessoas... elas elas encheram a cara  transaram as filhas com o pai e talvez decendamos disso.
#quemedo

***** Ló fugiu pras montanhas com medo de ficar na cidade de Zoar. Levando em consideração que ele morava em Sodoma,  nem quero imaginar que porra que não acontecia em Zoar.


Estudos científicos sobre a real existência de Somoma e Gomorra
Os cientistas britânicos Alan Bond, diretor da empresa de propulsão espacial Reaction Engines, e Mark Hempsell, especialista em astronáutica da Universidade de Bristol, decifraram as inscrições cuneiformes de uma tabuleta de argila datada de 700 a.C.

Eles concluíram se tratar do testemunho lavrado por um astrônomo sumério descrevendo a passagem de um asteróide cujas características se assemelham à chuva de fogo que arrasou as cidades de Sodoma e Gomorra.
Bond e Hempsell apelaram a tecnologias computadorizadas para simular a trajetória de objetos celestes. Assim reconstruíram o céu observado por esse astrônomo há milhares de anos. Os cálculos apontaram que o evento descrito aconteceu na noite do dia 29 de junho de 3123 a.C.
O asteróide teria voado próximo ao chão, e as ondas supersônicas que produziu impactaram a Terra com força cataclísmica.

O meteorito teria gerado uma bola de fogo com temperaturas de até 400ºC e teria devastado por volta de 1 milhão de quilômetros quadrados. Segundo Hempsell a devastação se assemelha à descrição bíblica da destruição de Sodoma e Gomorra, e catástrofes mencionadas em mitos antigos.
Em Köfels, nos Alpes suíços, há traços de um impacto cósmico que provocou o desabamento numa área de 5 quilômetros de largura. Nenhuma forma de vida deve ter sobrevivido em tal vez centenas de quilômetros em volta.
Para Hempsell e Bond a trajetória do meteorito descrita na tabuleta leva a achar que no seu percurso, o asteróide causou pavorosas destruições numa longa faixa. Sodoma e Gomorra estavam nessa faixa e teriam sido destruídas pelo fogo e pela onda de impacto provocada pelo meteorito.


Descendentes do incesto

Moabe é o nome histórico de uma faixa de terra montanhosa no que é atualmente a Jordânia, ao longo da margem oriental do Mar Morto. Na Idade Antiga, pertencia ao Reino dos Moabitas, um povo que estava freqüentemente em conflito com os seus vizinhos israelitas a oeste. Os moabitas são um povo histórico, cuja existência é atestada por diversas descobertas arqueológicas, em especial a Estela Mesha, que descreve a vitória moabita sobre um filho (não identificado) do Rei Omri deIsrael1 . Sua capital foi Dibon, localizada próxima a moderna cidade Jordaniana de Dhiban.

Pedra Moabita no museu do Louvre

Pedra Moabita ou Estela de Mesa, é uma pedra de basalto, com uma inscrição sobre Mesa, Rei de Moabe. Este registra a conquista de Moabe porOmri, Rei de Israel Setentrional. Após a morte de Acab, filho de Omri, Mesa revolta-se depois de prestar vasalagem por 40 anos. Esta inscrição completa e confirma o relato bíblico em II Reis 3:4-27. A estela teria sido feita, aproximadamente, por volta de 830 a.C..
A estela foi adquirida em Jerusalém pelo missionário alemão F. A. Klein , em 1868. Encontrada em Díbon, a antiga capital do Reino de Moabe, a 4 milhas a Norte do Rio Árnon. Encontra-se no Museu do Louvre, em Paris. 
A Pedra Moabita confirma o nome de locais e de cidades moabitas mencionadas no texto bíblico: Atarote e Nebo (Números 32:34,38), Aroer, o Vale de Árnon, planalto de Medeba, Díbon (Josué 13:9), Bamote-Baal, Bet-Baal-Meon, Jaaz [em hebr. Yáhtsha] e Quiriataim (Josué 13:17-19), Bezer (Josué 20:8), Horonaim (Isaías 15:5), e Bet-Diblataim e Queriote (Jeremias 48:22,24).

****** Hoje, com a economia ascendente do Brasil, muita gente classe média tem condições de fazer passeios para países desenvolvidos, qual a porcentagem de pessoas que vão para a França ou itália se interessando pela importância histórica que o mundo antigo oferece a respeito da humanidade e qual a porcentagem de gente que vai comprar perfume e deixar o album do face mais bonito?

******* Nem quero saber a origem do pão de ló!